REDES SOCIAIS

O CONVITE AO BOM USO DA INTERNET

em segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

 
NAVIGATION //-->
 
 
Bento XVI acredita que internet oferece riscos à populaçãoDeclaração foi feita pelo Pontífice nesta segunda-feira em reunião do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, no Vaticano
LEIA MAIS

Livro revela artimanhas para tentar calar Bento XVI

 
Bento XVI é atacado porque luta contra o relativismo
Apresentado em Roma livro do jornalista italiano Aldo Maria Valli
LEIA MAIS

Mais dois sacerdotes assassinados

em sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

 México: assassinato de sacerdote, reflexo da violência
Morto provavelmente em uma tentativa de roubo à paróquia
ROMA, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - O assassinato de um pároco mexicano registrado esta semana é “um reflexo da corrupção, da mentira e da situação social imoral que gera violência”.
LEIA MAIS

Fé é elemento de felicidade

 Mulheres que frequentam Igreja são mais felizes
Mostram também maior resiliência diante de acontecimentos negativos
ARLINGTON, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - Um estudo recente mostra que as mulheres que frequentam regularmente a Igreja são mais imunes aos altos e baixos da vida, e geralmente são mais felizes.
LEIA MAIS

CNBB fala sobre os "Reality Shows"

em sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nota da CNBB sobre ética e programas de TV
BRASÍLIA, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - Apresentamos a nota que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou nesta quarta-feira sobre ética e programas de TV. 
* * * 
Têm chegado à CNBB diversos pedidos de uma manifestação a respeito do baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão, particularmente naqueles denominados Reality Shows, que têm o lucro como seu principal objetivo.
Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), reunidos em Brasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011, compreendendo a gravidade do problema e em atenção a esses pedidos, acolhendo o clamor de pessoas, famílias e organizações, vimos nos manifestar a respeito.
LEIA MAIS
em quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Aumenta número de ordenações sacerdotais no mundo
Confirma o Anuário Estatístico da Igreja
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - O número de sacerdotes ordenados no mundo aumentou, enquanto o dos que renunciaram ao exercício do sacerdócio caiu acentuadamente.
Isto foi revelado pelo L'Osservatore Romano, antecipando algumas informações do Annuarium Statisticum Ecclesiae 2009, elaborado a cada ano pelo Escritório Central de Estatística da Igreja e publicado pela Libreria Editrice Vaticana. O anuário será apresentado nos próximos dias no Vaticano.
As estatísticas oficiais mais recentes referem-se a 2009. O número total de sacerdotes nesse ano era de 410.593, dos quais 275.542 eram membros do clero diocesano e 135.051, do clero religioso. Em 1999, os números eram de 405.009 sacerdotes, 265.012 dos quais eram diocesanos e 139.997, religiosos.
LEIA MAIS

ARTIGO

Perdão e reconciliação
Quando somos feridos em nossa dignidade, quando nossos direitos são violados e a injustiça se sobrepõe, quando somos vítimas de difamação e leviandade não aceitamos falar sobre perdão. Se a situação é oposta, nosso coração e nossa consciência clamam sedentamente por reconciliação. Na verdade, em ambos os casos, de réu ou vítima, o perdão e a reconciliação constituem-se no melhor remédio para sanar as feridas e encontramos a paz. Não é fácil de entender e muito menos de praticar. Admitamo-lo! O nosso natural senso de justiça pessoal e coletivo diz-nos que ao “perdoarmos a quem nos tem ofendido” estamos dando ao ofensor o direito de continuar a agir maleficamente. É por isso que muitas pessoas dizem, determinadamente, que não perdoam porque não podem esquecer. Será que perdoar é igual a compactuar com a injustiça? Reconciliação significa esquecer todos os erros e injustiças de uma pessoa? Sejamos cautos e entremos com respeito neste tema. No ensinamento cristão o perdão aparece, em primeiro lugar, como um ato totalmente livre de Deus. Em Jesus, Deus revela a sua máxima misericórdia perdoando os homens e as mulheres de todas as suas faltas. A grande novidade, boa-nova, evangelho é que Deus mesmo assume a dívida que com Ele as gerações haviam contraído. Obviamente esta “dívida” não era econômica nem material, mas o ato de contínua negação e rejeição do homem para com seu Criador. Podemos dizer que o pecado, além de um fato pontual, apresentado simbólica e poeticamente no capítulo III do Gênesis, é o contínuo e crescente afastamento do ser humano do amor de Deus. Distanciado, por livre escolha, o humano precisou do abaixamento do divino: Deus fez-se um de nós, assumiu nossas angustias, medos, dores e pecados e, na Cruz, nos reconciliou consigo mesmo. Daí é que nasce o sentido do perdão e da reconciliação mais profundo: sendo totalmente inocente Jesus paga o preço da Cruz – na época, sinal de máxima condenação – para libertar e reaproximar os próprios ofensores e devedores.
LEIA MAIS

Na Indonésia, igrejas são atacadas por causa de evangélicos fundamentalistas

em sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Na raiz da violência de Temanggung (três igrejas atacadas) "há descontentamento, desarmonia, desconforto, violência verbal propagada pelos pregadores fundamentalistas cristãos": é o que explica a Agência Fides Pe. Benny Susetyo, secretário executivo da Comissão para o Diálogo Inter-religioso da Conferência Episcopal da Indonésia. "Trata-se de pregadores protestantes cristãos, muitas vezes improvisados, de denominação evangelista e pentecostal, que não têm respeito pelas outras religiões. A sua pregação e sua linguagem são típicos das seitas: "O Islã é o mal", "arrependam-se ou irão para inferno". Isso causa na população raiva e ódio, que em seguida explodem em violência anti-cristã". Foi o que aconteceu em Temanggung, onde Antonius Richmond Bawengan, um cristão acusado e preso por blasfêmia, era um cristão que não hesitou em espalhar material ofensivo ao Islã. "Por outro lado - nota Pe. Susetyo – existem grupos extremistas islâmicos, de ideologia wahabita, que compõem o outro lado do problema. Ambos são pequenos grupos, mas quando o fanatismo se confrontam, toda a sociedade e todos os fiéis sofrem as conseqüências”. Tais grupos cristãos protestantes estão realizando uma grande campanha de proselitismo em Java Ocidental e e central e em toda a Indonésia, provocando a reação irritada de grupos radicais islâmicos. No meio está a Igreja Católica, que continua a prosseguir com um diálogo frutuoso com as principais organizações muçulmanas da Indonésia, como Nadhlatul Ulama (60 milhões de membros) e Muhammadiyah (40 milhões), que sempre mostraram o rosto pacífico do Islã. Infelizmente , nota Pe. Benny Suseyto com esses grupos é possível nem mesmo instaurar um diálogo construtivo, pois "são descontrolados e se recusam a participar nas sessões oficiais do grande diálogo", assim como nos últimos dias, durante a “Semana para a Harmonia entre as Religiões". De qualquer modo, disse Pe. Susetyo, "o governo está ausente e não faz nada para impedir esses extremistas, para defender os direitos humanos e tutelar o espírito da Pancasila, que está na base da convivência pacífica entre as religiões". (PA) (Agência Fides 9/2/2011
LEIA MAIS

Comentário Litúrgico

O ódio é o maior de todos os pecados
Pe. Edilson Soares Nobre
(6o Dom. Comum) Eclo 15, 16-21
LEIA MAIS

Beatificação de João Paulo II na internet

em quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ROMA, terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - Diante da beatificação de João Paulo II, a 1° de maio, a diocese de Roma inaugurou um portal na internet dedicado ao evento, www.Karol-Wojtyla.org.
O website, disponível em seis idiomas – espanhol, italiano, francês, inglês, polonês e romeno – quer reunir todas as informações sobre o pontífice, sobre a causa de beatificação e sobre as cerimônias e outros eventos ligados à mesma.
O portal oferece ampla documentação sobre o processo de beatificação de João Paulo II, assim como iniciativas que surgem em todo o mundo, e a oração para pedir graças através da intervenção do futuro beato.
LEIA MAIS

O celibato em pauta

LISBOA, terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - O cardeal Walter Kasper recorda que em 1970 pediu um estudo sobre a necessidade do celibato obrigatório, mas nunca solicitou a abolição dessa prática na Igreja.
Em declarações à agência da Igreja Católica em Portugal, Ecclesia, à margem das celebrações do dia nacional da Universidade Católica Portuguesa (4 de fevereiro), o purpurado alemão considera que os “tempos mudaram” desde que esse estudo foi solicitado.
O cardeal Kasper, presidente emérito do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, assinou – segundo refere a agência portuguesa –, tal como Joseph Ratzinger, um memorando aos bispos alemães por um grupo de nove teólogos, entre eles Karl Rahner, Otto Semmelroth e Karl Lehmann, pedindo um estudo sobre a obrigatoriedade do celibato.
LEIA MAIS

Palavra do Arcebispo aos Fiéis

em sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Assembléias pastorais paroquiais
 
Caríssimos irmãos e irmãs,
No início deste mês, muitas paróquias estão realizando as assembléias pastorais paroquiais. São momentos fortes de crescimento espiritual e de renovação do compromisso missionário evangelizador dos batizados. Nas assembleias, normalmente são feitas as avaliações do ano que passou: O que foi realizado? O que poderia ter sido melhor? O que ficou no esquecimento? É importante que cada grupo, pastoral, serviço ou movimento da comunidade faça sua avaliação. Que o conselho pastoral paroquial (CPP), acompanhe de perto, com o padre e os animadores. Nesta hora de avaliação evite-se toda e qualquer espécie de justificativa, condenação ou quaisquer outras atitudes que possam intimidar o grupo ou mesmo frustrar as expectativas. Observe-se o nível de formação e aprofundamento de cada pessoa. Alguns novos convertidos poderão se decepcionar neste momento, inclusive abandonando a caminhada evangelizadora. A avaliação deve ser um momento de crescimento e não de decepção da caminhada. Concluída a avaliação, o padre e o conselho pastoral preparam a síntese que deve ser apresentada aos membros da assembleia. Assim fica mais fácil a compreensão de todos.
LEIA MAIS

MAIS UM ATENTADO AO CRISTIANISMO CATÓLICO

em quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

 Os grupos radicais islâmicos reunidos na rede “Tehrik Tahaffuz Namoos-i-Risalat" (TTNR, “Aliança em defesa da honra do Profeta”), queimaram imagens e manequins do Papa e do Ministro federal para Minorias, Shahbaz Bhatti, além do símbolo cristão da Cruz.
Como informado à Agência Fides pela “All Pakistan Minorities Alliance” (APMA), organização de defesa das minorias religiosas no Paquistão, o episódio ocorreu domingo passado, 30 de janeiro, durante a manifestação popular de 40 mil militantes islâmicos contrários à alterações na lei sobre a blasfêmia, à libertação de Asia Bibi (a cristã condenada à morte acusada de blasfêmia), ao Papa e aos Estados Unidos, símbolos do Ocidente que “quer condicionar o país”
LEIA MAIS

Cardeal de São Paulo fala sobre a real perseguição aos cristãos

em quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

, SÃO PAULO, quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 (FONTE: ZENIT.org) – Em meio a notícias de perseguição de cristãos em diferentes partes do mundo, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, convida os católicos no Brasil, onde não há perseguição aberta, a não desanimarem diante de possíveis pressões e preconceitos.
“São frequentes as notícias sobre atentados contra cristãos, nos quais muitos perdem a vida, até mesmo em igrejas, durante celebrações, como aconteceu em novembro passado em Bagdad, no Iraque, ou na noite do Ano Novo, no Egito.”
“São mártires, testemunhas de Cristo; não porque se autoimolaram por alguma causa, mas porque foram perseguidos e mortos por causa de sua fé. Em todos os períodos da história do Cristianismo houve mártires. Hoje não é diferente”, afirma Dom Odilo, em artigo veiculado na edição desta semana do jornal O São Paulo.
LEIA MAIS

Cresce o número de Padres, religiosos e seminaristas assassinados na Colômbia

Bogotá, 02 fev (RV) – Após o assassinato de dois sacerdotes nas proximidades de Bogotá na noite de 26 de janeiro, o Secretário Geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba, lamentou que no país se “resolvam questões acabando com a vida dos outros”. Segundo uma nota da Conferência, que cita reportes policiais, os padres Rafael Reátiga Rojas e Richard Armando Piffano, ambos de 30 anos, se encontravam no veículo de um deles com uma pessoa não identificada, que teria disparado aos sacerdotes por causas ainda desconhecidas.
Dom Córdoba disse que “a Polícia Nacional está realizando as investigações do fato, que o caso até agora é obscuro e não se pode adiantar nenhuma hipótese" sobre a causa dos assassinatos. O prelado assinalou que as informações obtidas até o momento “indicam que não foi roubo do veículo ou dos haveres dos sacerdotes”. Dom Córdoba precisou ainda que ambos os sacerdotes eram muito amigos e realizaram juntos estudos de bioética na Pontifícia Universidade Xaveriana, em Bogotá.
LEIA MAIS

A ação social da Igreja no mundo. Isto a mídia não mostra!

em terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cidade do Vaticano (Agência Fides) - A Igreja missionária tem uma longa tradição de assistência aos doentes de lepra, muitas vezes abandonados por suas famílias, e sempre lhes forneceu, além de assistência médica e espiritual, também a possibilidade concreta de recuperação e reinserção na sociedade. Em muitos países é ainda grave a discriminação contra esses doentes, por causa da pressuposta incurabilidade do mal e pelas terríveis mutilações que provoca. A Igreja administra 529 leprosários no mundo. Segundo a distribuição por continentes: na África 184, nos Estados Unidos 45 (total), 285 na Ásia, 12 na Europa e na Oceania 3. As nações que hospedam o maior número de hansenianos são: na África: República Democrática do Congo (35), Madagascar (26), África do Sul (23); na América do Norte: Estados Unidos (1); na América Central: México (4 ); na América Central Antilhas: Haiti (2); na América do Sul: Brasil (15), Equador (8), Peru (5); na Ásia: Índia (215), Coréia (16), Paquistão (13); na Europa: Áustria (9); na Oceania: Papua Nova Guiné (3). (S.L.) (Agência Fides 29/1/2011)
LEIA MAIS
Página: 1 de 370123...370Próxima página

About



Topo