REDES SOCIAIS

Palavra do Arcebispo ao fiéis

em domingo, 31 de outubro de 2010

Dia dos fiéis falecidos
Caríssimos irmãos e irmãs
Encerrando o mês missionário queremos refletir, para o início do mês de novembro, sobre a comemoração de todos os fiéis falecidos. Cultivar a memória das pessoas falecidas é algo que está enraizado na própria condição de ser humano como ser racional. Milhares de fiéis católicos estarão na próxima terça-feira, dia 02, visitando os túmulos dos seus familiares e amigos já falecidos; ornamentando-os com flores, iluminando-os com velas, elevando preces a Deus pelo descanso eterno dos que partiram para a eternidade. Esta data reúne, em torno da mesma verdade e dos mesmos sentimentos, todas as pessoas, independente do credo, cor, raça ou orientação ideológica que possuam. A verdade é a certeza da morte para todos os viventes, um decurso natural, impossível de ser evitado. Os sentimentos são a saudade, a gratidão, a memória etc. A visita que fazemos às sepulturas, no dia de finados, renovam dentro de nós a gratidão e o amor às pessoas queridas. A garantia de que elas não foram esquecidas por nós e tudo que foi vivenciado, enquanto estavam conosco, permanece vivo em nossa saudade e recordação.
Acima dos sentimentos e intuições puramente humanas a respeito da morte, temos a luz da fé, que o Senhor Jesus nos trouxe apresentando-se como a ressurreição e a vida. O homem vem de Deus e encontra seu fim último em Deus. Rezamos na Liturgia da Igreja: “Senhor, para os que creem em vós a vida não é tirada, mas transformada”. Graças a Cristo, a morte tem um sentido positivo, como diz o Apóstolo Paulo: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fl 1,21). A ressurreição de Jesus é o fundamento da nossa fé cristã e a garantia da nossa ressurreição, da nossa vida eterna. Esta é a mensagem que devemos transmitir no dia de finados. A vitória da vida sobre a morte.
Convoco a todos os fiéis diocesanos para que guardem este dia no respeito, no silêncio e na oração. Visitem os cemitérios e participem da santa missa. Evitem, o quanto possível, as festas e outras promoções realizadas por ocasião do “feriado”. Não promovam bebedeiras nas famílias nem aproveitem o dia para lazer nas praias, clubes, ou simplesmente para viajar com os amigos. É um dia especial de oração. Respeitemos a memória dos que nos precederam no retorno à casa do Pai.
Que Deus os abençoe agora e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About



Topo