REDES SOCIAIS

Palavra do Arcebispo ao fiéis

em segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Santuário de Santa Rita de Cássia
 
 

Caríssimos irmãos e irmãs

A ação missionária-evangelizadora nos vários santuários instituídos de nossa Arquidiocese e em outros locais de peregrinação em diversas paróquias, faz parte do projeto arquidiocesano de dinamização dos santuários, e da implantação da “Pastoral das Romarias”. Queremos tornar os lugares de peregrinação espaços de acolhimento humano e divino, conscientes de estarmos respondendo aos apelos do Documento de Aparecida, que apresenta a devoção popular como uma riqueza do nosso continente e, ao mesmo tempo, lugar de encontro com Jesus. Desejamos acolher a nova realidade do turismo religioso, colocando-nos na rota turística do nosso Estado, do nosso País e do mundo, investindo no aspecto religioso. O que podemos oferecer, além das estruturas, do comércio de artesanatos e outros produtos aos que visitam nossos santuários? Nossa fé, nossa esperança e nossa caridade fraterna; o exemplo dos nossos santos e o nosso próprio testemunho cristão.

No dia 11 de outubro do ano passado, em visita pastoral à Paróquia de Santa Rita de Cássia de Santa Cruz, instituímos, por decreto, o Santuário de Santa Rita. A estrutura física do santuário, ainda em construção, foi inaugurada no dia 27 de junho último e passou a receber os devotos em peregrinação. O espaço, muito bem estruturado, com praça do romeiro, capela, sala de ex-votos, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, com o apoio de banheiros e estacionamento, tendo como centro a grandiosa imagem de Santa Rita de Cássia, tem atraído milhares de fiéis. É um fenômeno religioso, pela devoção à Santa das Causas Impossíveis, e, ao mesmo tempo turístico, pelo monumento, a maior estátua católica do mundo.

Na comemoração deste primeiro aniversário do Santuário, com a Romaria da Gratidão, queremos bendizer a Deus pelo bem que tem feito à nossa Igreja, pelos milhares de fiéis que reencontraram o caminho para a verdadeira vida a partir das missas, bênçãos e orações, das confissões nas peregrinações e romarias. Desejamos que aqueles que aqui fizeram a experiência de Deus comprometam-se com a vivência do seu batismo em suas comunidades paroquiais. Con-gratulo-me com os paroquianos de Santa Cruz, padres, diácono, religiosas e leigos voluntários nas diversas equipes de serviço que se dedicaram neste primeiro ano, bem como as autoridades que apoiaram os eventos promovidos pelo santuário.

Pela intercessão de Santa Rita de Cássia, que Deus os abençoe agora e sempre.
Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About



Topo