REDES SOCIAIS

Romaria resgata caminhadas do início da Campanha da Fraternidade

em domingo, 30 de março de 2014

(Foto: Agripino Junior)
A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, promoveu, na última sexta-feira, dia 28, a “Romaria da Fraternidade”. Com a participação te centenas de fiéis católicos, a caminhada percorreu um trajeto de cerca de 8 quilômetros, entre o Centro e a comunidade do Timbó. Para os mais experientes, o momento relembrou as caminhadas realizadas pelas irmãs missionárias de Jesus Crucificado, nos primórdios da Campanha da Fraternidade, na década de 60.

A concentração teve início por volta das 18h, na Igreja Matriz. No momento, o seminarista Erivan Junior e o agente da Pastoral da Comunicação, Gustavo Henrique, fizeram uma participação ao vivo na rádio FM Executivo, onde os mesmos interagiram com alguns paroquianos que aguardavam o início da longa caminhada. O segundo momento foi uma peça teatral abordando os temas da CF 2014, realizada pela comunidade paroquial da praia de Pirangi do Sul.

Após a palavra inicial do Pe. Ajosenildo Nunes, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, começou a encenação do Grupo de Teatro Dominus, que tinha como missão abordar estações da Via-Sacra, que começou em frente à árvore Baobá, um dos grandes símbolos do município, que localiza-se no Centro da cidade. Em alguns pontos estratégicos foram realizadas reflexões sobre o tema deste ano da campanha que é: Fraternidade e Tráfico Humano.

A caminhada seguiu até a comunidade do Porto, onde obteve a adesão de dezenas de pessoas, durante as duas estações realizadas na localidade. O mesmo ocorreu no distrito seguinte, Tororomba. A partir desse ponto a romaria seguia por estrada de barro e quase nula iluminação. A chuva chegou forte nesse trecho, mas não abalou a fé e a disposição dos fiéis que seguiram firmes rumo ao destino.

Não foi por acaso que a romaria teve com destino a comunidade de Timbó. Foi nesse distrito que, em fevereiro de 1963, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales (in memoriam), com a apoio da Congregação de Jesus Crucificado, ocorreram as primeiras experiências da Campanha da Fraternidade, que no ano seguinte, já ficou sob responsabilidade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e hoje acontece em larga escala, em todo o país.

Via-Sacra foi encenada ao longo do percurso de 8 km. (Foto: Agripino Junior)

“Para nós é uma grande alegria e emoção poder vivenciar esse momento tão bonito. Como não lembrar da coragem e do empenho das irmãs missionárias que mobilizavam muitas pessoas para que a campanha pudesse ajudar os mais necessitados? Foi um momento muito especial para nós que moramos do berço desse projeto de tão grande importância para a Igreja no Brasil”, disse Maria da Piedade Bezerra, ministrada extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística e articuladora paroquial da comunidade, que era criança quando a CF iniciou-se.

As atividades finais foram realizadas em Timbó. Primeiramente a benção do Santíssimo Sacramento, que foi concedida em frente à capela de São Gonçalo. Houve ainda uma apresentação dançante alusiva ao hino da Campanha da Fraternidade 2014, composta por Roberto Lima, cantor e compositor potiguar. Em seguida, os fiéis começaram a retornar às suas casas com o sentimento de missão cumprida.

“Vivenciamos um momento muito forte na ‘Romaria da Fraternidade’. Uma oportunidade também para resgatar o trabalho que era feito no início da campanha, pois foi nessa terra que ela nasceu e precisamos ser exemplos para todo o país”, afirmou o Pe. Ajosenildo Nunes. “Os cristãos católicos deram mais uma bonita demonstração de fé e esperança aqui em Nísia Floresta”, concluiu a sua fala proferida após a bênção.

A romaria teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que cedeu uma ambulância, e da Polícia Militar, que disponibilizou uma viatura e dois policiais para dar segurança aos participantes. Houve um carro de apoio comercializando água e lanches e ainda dois ônibus onde as pessoas puderam voltar às suas casas.

Um comentário:

  1. Muito bom...A iniciativa do Pe. Ajosenildo de resgatar essa tradição de fé.E a chuva que veio foi para lavar a alma..nesse tempo de penitencia.

    ResponderExcluir

About



Topo