REDES SOCIAIS

Encontro discute a Campanha da Fraternidade 2014 na Paróquia de Nossa Senhora do Ó

em segunda-feira, 10 de março de 2014


(Foto: Agripino Junior)
“Fraternidade e tráfico humano”, tema da Campanha da Fraternidade 2014 foi abordado em um encontro realizado no último sábado, dia 8, pela Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Com a presença de quase 100% das comunidades paroquiais, o momento serviu para que todos pudessem ter uma óptica mais apurada acerca da temática proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e como ela será trabalhada em Nísia Floresta.


Aberta com um momento de oração e proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, realizada pelo Padre Ajosenildo Nunes, Pároco local, foi dividida em etapas, sendo a primeira a inserção da realidade nisiaflorestense dentro do tema proposto. Algumas pessoas puderam se pronunciar sobre suas impressões iniciais referentes ao assunto central da campanha.

Um vídeo-documentário produzido pela CNBB foi exibido, mostrando mais claramente os tipos de tráfico humano que são uma realidade antiga e também atua do Brasil e em outros diversos países, inclusive os mais desenvolvidos. Os presentes acompanharam atentos o material, que apresenta opiniões de profissionais e relatos de diversas pessoas.

Alguns dos presentes contaram experiências vivenciadas na família. “Tive um irmão que saiu de casa em busca de uma melhor condição de vida em uma outra região do país, mas acabou vivendo um grande pesadelo. Hoje em dia deixou a vida e o trabalhado escravo em fazendo e trabalha em um outro ramo”, disse Piedade Bezerra, coordenadora dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística -MESCE.

O seminarista Erivan Junior e Ana Cristina do Nascimento, agente comunitária de saúde e MESCE, fizeram uma exposição mais detalhadas das estatísticas levantadas pela CF 2014 em relação ao tráfico infantil, trabalho escravo, tráfico de órgãos e a exploração sexual de homens e mulheres, problemas mais comuns dentro do universo do tráfico humano. De acordo com o material, nunca se tive tantos escravos no mundo.

Padre Ajosenildo falando aos presentes. (Foto: Agripino Junior)

Para o Padre Ajosenildo, o município de Nísia Floresta não está livre desses males. “A falta de oportunidade de emprego, um turismo desestruturado, entre outros fatores, são portas para que o tráfico humano esteja presente em nosso meio. Nós, como Igreja, precisamos alertar as famílias e a sociedade organizada sobre o perigo real desse mal em nosso meio”, declarou o sacerdote.

Uma equipe de coordenação foi formada e estará nas comunidades paroquiais no próximo final de semana, para instruir os animadores e agentes de pastorais para que possam realizar um trabalho significativo com a população utilizando instrumentos e materiais da Campanha da Fraternidade 2014, já que a Igreja presente em solo nisiaflorestense "deve ser exemplo, pois aqui que o projeto nasceu".

Confira mais imagens da reunião na fanpage oficial da Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Clique aqui e confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About



Topo