REDES SOCIAIS

Nísia Floresta será palco de evento comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade

em quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Nos anos 60 a Arquidiocese de Natal protagonizou uma das mais intensas vivências do espírito do Concílio Vaticano II. Vivia-se um intenso clima missionário. As orientações e inspirações do Concílio transformavam-se de imediato em realidade. Foi em Nísia Floresta, pequena cidade do Estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente na pacata comunidade do Timbó, que surgiu o embrião da Campanha da Fraternidade.


Quatro irmãs da Congregação Missionária de Jesus Crucificado, a convite do então Administrador Apostólico de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, passaram a viver no meio do povo. As religiosas assumiam todas as responsabilidades da paróquia. Descobrir, incentivar e animar os mais diversos grupos, criando oportunidades de participação na vida do município e da paróquia, era como o grupo que entendia sua missão. Nesse contexto surge a ideia da marcha da fraternidade, como uma das maneiras de vivenciar a Campanha da Fraternidade.

“Caminhadas à pé, de casa em casa, de rua em rua, de povoado em povoado. Quase paralelamente às marchas, foram criadas as Semanas da Fraternidade. Eram doados ovos, galinhas, hortaliças, frutas e o resultado era comercializado numa feira cuja renda tinha como finalidade a compra de colchões, redes, dentre outras coisas, para as famílias pobres espalhadas em treze comunidades ligadas ao município”.

“Uma ação concreta de evangelização, encarnada na vida dos mais pobres, em vista da libertação das amarras da servidão para a salvação pelo resgate da vida em plenitude para todos”, contagiou o Brasil e impulsiona inúmeras pessoas a se doarem de diversas formas para a edificação do Reino de Deus.



Programação para o evento comemorativo aos 50 anos da CF; dia 14/02:

14h – Acolhida a comitiva de Bispos da CNBB;
14h30 – Reabertura da casa das Missionárias de Jesus Crucificado;
15h – Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó;
16h – Acolhida ao núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello;
17h – Visita a comunidade do Timbó:
- Homenagens;
- Visita a capela de São Gonçalo (padroeiro da comunidade);
- Acolhida feita por um representante da comunidade;
- Oração do Ângelus e benção (Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal).
- Descerramento da placa comemorativa alusiva aos 50 anos da CF;
19h - Show Religioso com Ir. Alan Gomes e Cantores de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About



Topo