REDES SOCIAIS

Uma retrospectiva diferente

em domingo, 1 de janeiro de 2012


Amados em Cristo, ao encerrar o ano de 2011, o mundo todo faz uma retrospectiva dos fatos que marcaram o “Ano Velho”; as televisões, os jornais impressos e as páginas da web propõem uma releitura rápida dos principais acontecimentos que foram destaque na imprensa nacional e internacional. Também as redes sociais e casa pessoa individualmente fazem uma espécie de “balanço” do que passou em vista de traçar metas para 2012. Os cristãos, nas suas mais diversas expressões, igrejas e comunidades, de algum modo, repetem esta prática, porém de um modo diferente. A retrospectiva cristã é diferente porque não visa apenas os fracassos e as vitórias, o sucesso e a desonra, os ganhos e as percas; esta se centra na pessoa de Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e sempre (Hebreus 13,8). O próprio Santo Padre, o amado Papa Bento XVI, reunido com seus principais cooperadores, na anual saudação natalina à Cúria Romana, fez uma revisitação das atividades da Igreja e seus desafios durante o ano que findamos, destacando em especial a alegria e esperança da Jornada Mundial da Juventude realizada em Madrid, capital da Espanha. Destacamos um parágrafo de seu discurso

“Em Madrid, ao contrário, não se tratava de aperfeiçoar-se a si mesmo ou de querer conservar a própria vida para si mesmo. Estes jovens fizeram o bem – sem olhar ao peso e aos sacrifícios que o mesmo exigia – simplesmente porque é bom fazer o bem, é bom servir os outros. É preciso apenas ousar o salto. Tudo isto é antecedido pelo encontro com Jesus Cristo, um encontro que acende em nós o amor a Deus e aos outros e nos liberta da busca do nosso próprio «eu»” (DISCURSO DO PAPA BENTO XVI à CÚRIA ROMANA, 22 de Dezembro de 2011, n.2)
A nível nacional, vários desafios surgiram para o cristianismo, entre eles a aprovação da união homossexual, o crescimento do relativismo religioso com um novo desenho do mapa das religiões no país, que apresenta a Igreja Católica com cerca de 60% da população crente do país. Além de situações de injustiça social que pedem dos cristãos novo e corajoso profetismo. A grande questão é: como continuar a anunciar os valores do evangelho com verdade, mas sem faltar com a caridade para com cada filho de Deus?
Em nossa Paróquia, que abrange todo o município de Nísia Floresta, vimos um novo despertar da fé por parte de muitos católicos, como também uma sensibilidade maior para com a conservação do patrimônio material de cada comunidade. Das 18 Comunidades, nove (09) delas fizeram reformas significativas nas suas capelas, o que muito nos alegra, pois o cuidado com o “templo exterior” é um bom sinal do zelo pelo “templo interior”: o coração de cada pessoa.
Na Matriz tivemos a revisão e recuperação da madeira de quase todo teto (conservando a maior parte das telhas centenárias), a aquisição de uma nova bancada, além de restauração de vários objetos sagrados de valor histórico (como cálices, âmbulas, castiças, entre outro) Além do trabalho de conservação da Igreja Matriz, realizamos aquisição de um novo veículo para melhor atender as comunidades e a quitação de total de todas as dívidas da Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Contudo, o que mais nos alegra é vê o crescente compromisso das pastorais (basta citar a participação efetiva de todas as pastorais na festa de Padroeira) e a maior vivencia da fé do povo católico. Estamos muito distantes do ideal, mas não somos uma empresa, pois nossa meta é sempre a pessoa de Jesus Cristo. As coisas ganham sentido se forem realizadas n’Ele e por Ele. Esta será sempre nossa meta maior para cada dia, cada mês, ano, década e século. A Igreja só será autentica se agir assim!

Por fim, nossa mais profunda gratidão a todos os paroquianos e amigos, bem como a todos os parceiros e cooperadores. E aos irmãos de outras igrejas, aos ateus e aos sem religião, desejamos um ano novo de respeito, diálogo e, sobretudo, de paz.
Um santo, abençoado e feliz 2012!
Pe. José Lenilson de Morais – Ad. Paroquial
Pe. Fábio Pinheiro Bezerra – Vigário Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About



Topo