REDES SOCIAIS

Palavra do Arcebispo ao fiéis

em segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tempo do Advento
 
Caríssimos irmãos e irmãs,

Ao celebrarmos mais uma vez o Tempo do Advento, damos início a um novo Ano Litúrgico – agora ano A, com base de reflexão no Evangelho segundo São Mateus – e contemplando a figura singela do Cristo que vem para nos salvar.


Iniciamos também a nossa caminhada tendo em vista a celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, não apenas como uma festa social ou comercial, mas como a vivência do Deus que “se fez carne e veio morar entre nós”.


É um período onde recebemos o grande convite do Salmista para ir à casa do Senhor, estar em sua presença, louvar pelo seu grande amor. Este convite deve não apenas ressoar em nossos ouvidos.

Este expressivo convite, deve tornar-se acolhida em nosso coração e manifestar o grande desejo que carregamos de encontrar com o Senhor no Reino definitivo. Reino que vai sendo preparado ainda neste mundo, pelos gestos e atitudes que praticamos em favor dos irmãos e irmãs.
O Advento é um tempo de profunda expectativa. Aguardamos ansiosamente a festa natalina porque queremos que o Natal se realize no íntimo de cada um de nós, no interior das comunidades e daí transcenda para todos os homens e mulheres de boa vontade.

É um tempo também para recordar o horizonte último da história, que se identifica com a vinda do Filho do Homem. Enquanto nos preparamos para celebrar o menino que vem na manjedoura, buscamos converter o coração e a vida para o encontro com o Rei que virá em sua glória.


Um símbolo muito significativo deste tempo é a Coroa do Advento. Preparada a cada semana, ela representa a luz que vem nos iluminar para percebermos em nossa vida, os sinais da manifestação de Deus e também enxergarmos o que nos afasta de seu caminho e, portanto, exige de nós conversão.

Assim, convido a todos a celebrarem bem este tempo do Advento. Não é um tempo de tristeza, mas sim de piedosa e alegre expectativa. Realizemos os encontros do Natal em Família, buscando encontrar espaço em nossas casas e em nossos corações para o Nascimento do Menino Deus.

Se assim fizermos, será sempre Natal e o mundo se tornará um lugar melhor para todos onde reinará a justiça, a paz e a fraternidade.


Deus nos abençoe hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About



Topo