REDES SOCIAIS

Palavra do Arcebispo ao fiéis

em domingo, 24 de outubro de 2010

 Dia Mundial das Missões

Caríssimos irmãos e irmãs
Durante o ano litúrgico somos convidados a refletir sobre as diversas realidades de nossa caminhada eclesial. Outubro nos convida à celebração do mês missionário: Reflexões nos grupos e famílias, celebrações missionárias, coleta no Dia Mundial das Missões. Tudo isto para que a missão da Igreja não cesse e chegue a todos os homens; para que possamos renovar o nosso compromisso de discípulos missionários, participando profundamente da explícita natureza da Igreja. Pois a Igreja é, por natureza, missionária.

O Papa Bento XVI, em sua mensagem para este Dia Mundial das Missões, recorda o pedido dos gregos no Evangelho de São João: “Queremos ver Jesus” (Jo 12,21). Este pedido ressoa também em nosso coração. Diz o Papa: “Como os peregrinos gregos de dois mil anos atrás, também os homens de nosso tempo, nos pedem não apenas para “falar” de Jesus, mas “fazer ver” Jesus”. É necessário que possamos transmitir com a nossa própria vida as razões da nossa esperança em Cristo. O papa também renovou o convite à oração e colaboração com as Pontifícias Obras Missionárias e expressou sua paternal gratidão a todos os missionários e missionárias que testemunham nos lugares mais distantes e difíceis, muitas vezes com a vida, o advento do Reino de Deus.


Com a instituição do Dia Mundial das Missões pelo Papa Pio XI, em 1926, foi intensificado em todas as Igrejas particulares do mundo um novo ardor missionário. A Conferência de Aparecida fez um forte apelo a todos os batizados latino-americanos e Caribenhos para o compromisso como discípulos missionários de Jesus. A Missão Continental conclama toda a Igreja para um estado permanente de missão. Como vemos, muito já foi construído, mas ainda há muito a se construir. Convido a todos os diocesanos para que, a exemplo da Virgem Maria, Senhora do Rosário, participem do projeto missionário de nossa Arquidiocese, assumam o batismo com ardor e sejam colaboradores da missão da Igreja. Como diz o Papa Bento XVI, como o “sim” de Maria, nossa resposta generosa ao chamado de Deus fará nascer no mundo uma nova maternidade apostólica que gerará confiança e ousadia aos novos apóstolos. A missão da Igreja é nossa missão e espera o nosso sim. Sejamos generosos em nossa resposta e nossa colaboração.

Que Deus os abençoe agora e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About



Topo